10 setembro 2016

#10: COMO FAZER JOGOS? (Quadro novo)



Hey people!o/
Hoje venho até vocês trazendo-lhes um post diferente. Uma pergunta que sempre recebo seja por e-mail ou pessoalmente é: Como Fazer Jogos?
Bem, a arte de fazer jogos é algo que muitos querem realizar e tem até paixão,  mas não tem conhecimento de como iniciar.
Logo abaixo estão algumas dicas que separei.



1) Defina o seu projeto:
Essa é a parte inicial da criação de um jogo, você tem que definir os recursos que utilizará, o gênero que irá fazer, platformas que pretende lançar e também sua equipe. Dependendo de que plataforma você lancar o seu projeto você terá que entrar en contado com uma empresa para eles poder enviar o kit de programação do console, mas para isso você tem que ter o seu projeto organizado para realizar uma apresentação.

E é claro, antes de tudo isso TENHA UM ROTEIRO!
Em que tempo se passa a história do jogo? Qual o estilo do jogo? Terror? Suspense? Investigação?
Quantos personagens principais e secundários serão incluídos no jogo?
É necessário criar uma história envolvente que prenda o jogador. Sair do senso comum dos jogos de hoje em dia também é uma ótima sacada. Pense fora da caixa!

2) Estude muito:
Você tem que dominar uma linguagem de programação, modelação de 3D, tudo que for necessário dentro dos recursos que for utilizar. Essa parte é muito importante pois cada software tem a sua linguagem de programação, muitos programas usam a linguagem C++, mas existe outros casos onde a linguagem é em Ruby ou HTML.
Procure cursos, tutoriais, vídeos para estudar, toda mídia é válida. LEMBRE-SE: Você tem internet tudo na sua mão para estudar então ESTUDE.

3) Faça uma história original:
O roteiro de seu jogo é algo que deve ser muito bem trabalhado, praticamente todos os jogos tem uma história, um roteiro e caso não tenha tem um conceito, o roteiro pode ser crucial dependendo do estilo de seu jogo, por exemplo se for um RPG

4) Graficos são importantes mas não é tudo:
Um grafico bem feito é muito bonito, mas existe várias opções, muitas vezes uma grafico pixelado ou desenhado fica melhor que um 3D.
O gráfico 3D vai muito além da modelação, ainda tem a textura uma textura e uma modelação bem feita pode deixar qualquer jogo bonito mesmo sendo simples.
Programas como Zbrush por exemplo, são muito utilizados para jogos e estudos de personagem.
Pode utilizar também o estilo 2D, como no caso o Child of Light ou Ori and the Blind Forest foram feitos com aquarela (isso mesmo!).

5) A trilha sonora pode acabar com seu jogo:
Algo que venho sentindo falta atualmente são trilhas sonoras fodas e memoráveis e algumas vezes uma trilha que combine com o jogo.
A trilha sonora pode literalmente acabar com seu jogo exemplo disto é Final Fantasy 2 que a trilha em si não empolga o jogador.

6) Mantenha um ritmo:
Muitos jogos não mantem um ritmo e acaba desanimando o jogador, exemplo disto é (novamente) o Final Fantasy 2, quando chega a empolgar o ritmo cai drasticamente desanimando de novo.

7) Faça uma demo:
As quase extintas demos ela é uma forma de divulgação e de seu público alvo e também de pessoas dar sugestões e apontar os temíveis bugs.

8) Divulgação é o poder:
Chega lá no chat e manda para as amigas, para os amigos, para a vizinha, para o tio, pra a tia, para o inimigo, para o amigo do inimigo, para o inimigo do inimigo... Não tenha vergonha de divulgar.
Muitos jogos só tem uma vendagem boa por causa da divulgação, mesmo ele sendo um verdadeiro LIXO.

9) Paciência não é uma virtude e sim uma obrigação:
Criar um  jogo é demorado e demanda muito tempo, muitos jogos demoram 7 anos para ser feito e mesmo uma empresa grande pode demorar no mínimo 2 anos para finalizar um jogo.
Há todo o processo por trás de um jogo e toda a sua "interface".

10) Você não é o dono do saber e nem sabe tudo:
Não digo que é impossível fazer um jogo sozinho mas ter ajuda facilita tudo, dependendo você tem a ideia mas não tem dominio em alguma área e terá que pedir ajuda ou contratar alguem, além de sempre ouvir as sujestões e críticas pois humildade é tudo nessa área
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia antes de comentar, okay?
Seu comentário sempre será bem vindo!
But, há algumas regrinhas a serem seguidas:
- ATENÇÃO: Sempre, mas, SEMPRE os comentários serão moderados antes de serem postados. É bom esclarecer, que, a pessoa que escreveu o comentário não pense que o envio falhou e que com isso não perca tempo escrevendo um outro igual!
-Respeitar SEMPRE a opinião alheia;
-É proibido palavras de baixo escalão;
-É proibido propagandas *~mendigação de likes~*
Desde já obrigada pela visita e sempre que possível responderei os comentários!